Sobretensões: proteção combinada contra sobretensões permanentes e transitórias

Sobretensões: proteção combinada contra sobretensões permanentes e transitórias

No setor residencial e em pequenos negócios terciários, recomenda-se proteger corretamente as instalações, tanto das sobretensões permanentes como das transitórias. O habitual, nestes casos (lares, comércios, oficinas, restaurantes, etc.) é não dispor de muito espaço, pelo que a solução mais adequada é usar sistemas combinados, que integram em apenas um dispositivo, um protetor contra sobretensões transitórias e outro contra sobretensões permanentes.

 

As sobretensões são um aumento de tensão na rede elétrica que podem produzir danos na instalação e nos equipamentos elétricos. O objetivo de usar dispositivos de proteção contra as sobretensões é evitar os cortes de serviço, possíveis danos nas instalações ou equipamentos, a interrupção de dados nos computadores e, inclusive, os incêndios, entre outros incidentes.

O protetor trifásico combinado ATCONTROL/B PT-T, de Aplicaciones tecnológicas, atua eficazmente protegendo equipamento tanto das sobretensões causadas por falhas na rede como as causadas pelos raios.

Proteção contra sobretensões permanentes

O protetor ATCONTROL/B PT-T atua quando deteta uma sobretensão permanente disparando a bobine de emissão a ele ligada. Esta bobine de emissão provoca o disparo do Interruptor Geral Automático (IGA) associado, protegendo os equipamentos instalados a jusante.

O sistema avisador de sobretensões consiste em dois indicadores luminosos: verde, indica uma tensão de rede correta, e vermelho, avisa de uma sobretensão. Dispõe também de um botão de teste para comprovar que a instalação foi realizada corretamente.

O protetor contra sobretensões combinadas ATCONTROL/B PT-T foi desenvolvido sobe as diretrizes da norma EN 50550 “Dispositivos de proteção contra sobretensões de frequência industrial para utilizações domésticas e análogos”, em inglês "Power frequency overvoltage protective devices" (POP).

Proteção contra sobretensões transitórias

O protetor ATCONTROL/B PT-T atua também ao detetar uma sobretensão transitória, derivando a corrente até à terra e reduzindo assim a tensão a um nível não prejudicial para os equipamentos ligados. 

ATCONTROL/B PT-T foi testado e certificado como protetor de Tipo 2 em laboratórios oficiais e independentes, segundo a norma UNE-EN 61643-11 e a GUÍA-BT-23 do Regulamento Eletrotécnico de baixa tensão (REBT). Este dispositivo é o adequado para equipamentos de Categorias I, II, III e IV, segundo a ITC-BT-23 do REBT.

Este protetor contra sobretensões dispõe de um dispositivo termodinâmico de desconexão da rede elétrica em caso de degradação e de um sistema de alerta de sobretensões transitórias.

Para mais informações sobre a proteção combinada contra sobretensões permanentes e transitórias, descarregue aqui a ficha técnica do ATCONTROL/B PT-T.

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR