Aplicaciones Tecnológicas cria modelos BIM dos seus produtos de proteção externa contra o raio.

Aplicaciones Tecnológicas cria modelos BIM dos seus produtos de proteção externa contra o raio.

A modelização dos nossos produtos em BIM facilitará aos profissionais o desenho da instalação de proteção contra o raio em cada projeto de construção desde o seu início.

BIM é o acrónimo de Building Information Modeling. Trata-se de uma metodologia de trabalho baseada nos princípios de colaboração e integração e, supõe uma evolução dos processos de desenho, construção e gestão de projetos utilizados até ao momento.

Apesar de popularmente se interpretar mal o término, confundindo-o com um tipo de software específico, BIM abarca todo um sistema de trabalho.

Este tipo de sistema permite gerir toda a informação relativa ao projeto de forma inteligente e durante todo o ciclo de vida do mesmo. Trata-se de uma metodologia imersiva que contempla o desenho e execução controlada e inteligente dos projetos construtivos na sua totalidade.

Metodologia BIM em projetos Aplicaciones Tecnológicas

A partir da Aplicaciones Tecnológicas modelámos os produtos que fazem referência à proteção externa contra o raio, criando uma solução inclusiva para projetistas, engenheiros e gabinetes de arquitetura. Estes objetos BIM contêm as representações 3D do produto, juntamente com os metadados associados, informação sobre materiais, características técnicas, etc. Assim, através da proteção externa pode definir-se um projeto construtivo BIM como uma unidade de obra, dentro da qual estariam todos os produtos modelados em BIM pela Aplicaciones Tecnológicas. 

Esta solução vai permitir aos engenheiros ou arquitetos trabalharem com os produtos integrados no seu projeto, podendo detalhar desde o início a instalação dos mesmos. Desta forma possibilita-se a localização controlada dos dispositivos de proteção contra o raio, tendo em conta elementos de outras unidades como as conduções elétricas.

BIM modelados para para-raios

Modelação BIM da proteção externa contra o raio

Na Aplicaciones Tecnológicas foram modelados todos os produtos que fazem referência à proteção externa contra o raio, criando várias famílias de BIM.

Produtos BIM modelados para para-raios com dispositivo de ionização

A família modelada sobre o sistema de captação é composta por:

Cabeça:

DAT CONTROLER® PLUS

DAT CONTROLER® PLUS é um para-raios com dispositivo de ionização (PDI) que baseia o seu funcionamento nas características elétricas de formação dos raios, emitindo o traçador ascendente contínuo antes de qualquer outro objeto dentro do seu raio de proteção, característica denominada na norma como tempo de avanço à ionização (ΔT). Quanto maior for a sua antecipação na formação do traçador ascendente (para uma mesma ΔH e mesmo nível de proteção) maior será a distância a que captura o traçador descendente, protegendo perante o raio uma área maior. Os para-raios DAT CONTROLER® PLUS possuem mais garantias de funcionamento: conformidade com a norma UNE 21186:2011 “Para-raios com dispositivo de ionização” e Marca AENOR.DAT CONTROLER® REMOTE.

DAT CONTROLER REMOTE oferece as mesmas prestações e garantias que DAT CONTROLER PLUS, mas inclui também um dispositivo de verificação remota que informa diariamente, através de tecnologia M2M, o estado do para-raios.

Peças de adaptação: tratam-se das fixações para a instalação dos para-raios. Utiliza-se para a fixação do para-raios ao mastro e à conexão interior com o condutor (fita, cabo ou redondo)

Mastros: Elevação de até 8m. Para fixação com duas ancoragem, exceto aos de 8m que se fixarão com 3 ancoragens. A distância entre os suportes deve ser de 60 cm. Em ambientes de alta corrosão recomenda-se utilizar mastros de aço inoxidável.

Fixação: Fixação em U, de barra em ângulo, de mastro a torre, ligeiro, paralelos, para coluna de iluminação…

Na família de baixadas foram modelados:

Cabo: Condutores para a instalação de para-raios, incluindo fitas, cabos e redondos.

Tubo de proteção: Proteção antirroubo/mecânica para condutores de baixada de cabo ou fita. Nas instalações é necessário colocar um tubo de proteção de pelo menos 2 metros nos locais onde o cabo é vulnerável de sofrer alguma rotura ou corte por impactos acidentais.

Contador de raios: Regista o número de impactos de raio que recebe o sistema de proteção (para-raios).

Produtos BIM modelados na família de sistemas de rede de terras: elétrodos, melhoradores de condutividade e caixas para a instalação de redes de terra de para-raios

Elétrodos dinâmicos APLIROD® e elétrodos de grafite, piquets, compostos para terrenos de pouca condutividade e caixas são alguns dos elementos necessários para completar a instalação da rede de terra.

proteção externa contra o raio

O futuro dos projetos em construção passa por BIM

Em Espanha o cenário de aplicação desta nova tecnologia está a afirmar-se. Em 2018 todos os equipamentos e infraestruturas públicas de propostas superiores a 2 milhões de euros deveriam ser geradas em BIM. Para 2020 o objetivo é que o façam todas as infraestruturas públicas sem exceção e que se estenda a todos os projetos de obras novas ou reabilitações.

A adoção generalizada deste sistema perante o método tradicional permite a coordenação total de todo o processo de construção, otimização de custo e de tempo, reduzindo os prazos de execução e aumentando a eficiência do projeto.

Podemos enunciar as vantagens deste sistema em cinco pontos chave:

  • Integração completa do trabalho colaborativo numa só plataforma, com atualização automática, em tempo real da informação modificada.  Inclui informação relativa a produtos e materiais reais que se utilizaram para a construção, registando geometria, características, custos e materiais.
  • Possibilidade de trabalhar em conjunto 2D e 3D de forma a melhorar a visão integral de cada projeto. Evita-se desta forma as possíveis incongruências entre vistas de alçado e planta.
  • Gerar de forma automática toda a documentação do projeto, sendo mais simples localizar erros e trazer melhorias para a produtividade e redução de custos.
  • As famílias BIM, dispõe de desenho e toda a informação técnica do produto que representam.
  • Possibilidade de ligar toda a informação da construção permitindo manejar outro tipo de informação de valor como o impacto energético dos materiais de obra. Neste sentido aproxima-se mais a um modelo mais sustentável com o envolvimento. 

A família modelada sobre o sistema de captação

O Reto BIME

A partir da Aplicaciones Tecnológicas foram modelados os produtos da proteção externa contra o raio. Esta inovação realizou-se com a clara intenção de prestar uma ajuda mais completa aos profissionais como projetistas, engenheiros e arquitetos para reforçar a proteção contra o raio em cada projeto de construção, desde o seu início.

Caso necessite de mais informações ou deseje receber os nossos modelos em BIM, entre em contacto com o nosso departamento de suporte técnico através deste link.

 

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR