Aplicaciones Tecnológicas presente na revisão da norma internacional de proteção contra o raio IEC 62305

Aplicaciones Tecnológicas presente na revisão da norma internacional de proteção contra o raio IEC 62305

De 18 a 22 de novembro tiveram lugar em Milão (Itália) as reuniões dos grupos do Comité Eletrotécnico Internacional (IEC) encarregados de rever a norma internacional de proteção contra o raio IEC 62305. A revisão foi realizada nas suas 4 partes (Princípios gerais, Avaliação de risco, Dano físico em estruturas e risco humano e, Sistemas elétricos e eletrónicos em estruturas). Também se convocou uma assembleia Geral do Grupo 81 (Proteção contra o raio) do IEC.

Aplicaciones Tecnológicas participou em todo o processo de realização desta norma, que foi publicada pela primeira vez em 2006 e da qual se está neste momento a preparar uma terceira edição.

Nas reuniões deste ano, Espanha esteve exclusivamente representada por Aplicaciones Tecnológicas S.A., pela especialista em proteção contra o raio Susana Polo, técnica com mais de 25 anos de experiência em normalização.

A terceira edição da série IEC 62305 prevê-se que possa ser publicada daqui a dois anos. A passada edição (2012) desta norma tinha algumas carências que estão a tentar agora corrigir, como a excessiva complexidade do cálculo do risco- espacialmente do risco de perdas económicas- ou a indefinição na proteção contra impactos laterais.

Recordamos que a IEC 62305 trata da proteção de estruturas contra o raio, abarcando desde o cálculo do risco até às medidas de proteção contra os efeitos diretos e indiretos do raio mediante pontas Franklin, condutores, uniões equipotenciais e protetores contra sobretensões. Estabelece a necessidade de instalar um sistema de proteção contra o raio, as diretrizes para a sua instalação e incluí instruções sobre a coordenação de protetores contra sobretensões.

Na Aplicaciones Tecnoclógicas S.A. consideramos imprescindível estar sempre ciente das últimas alterações normativas e as melhorias que estas estas supõem, adaptando os nossos produtos e serviços, para oferecer uma proteção integral, segura e completa aos nossos clientes.

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR