O que é um PDI? Tudo o que há para saber sobre os para-raios com Dispositivo de Antecipação

O que é um PDI? Tudo o que há para saber sobre os para-raios com Dispositivo de Antecipação

Um para-raios com Dispositivo de Antecipação, conhecido também pela abreviatura PDI ou pelo nome de para-raios ionizante, é um sistema de proteção externa contra o raio de alta tecnologia. Este para-raios tipo PDI também se conhece como para-raios ativo.

No início, o raio desloca-se mediante um traçador descendente que se propaga em saltos em qualquer direção. Quando o raio se aproxima da terra pode impactar sobre qualquer objeto. O objetivo do para-raios é converter-se no ponto de descarga do raio para conseguir um impacto controlado e sem danos.

O para-raios com dispositivo de antecipação emite um traçador ascendente contínuo com um tempo de avanço, para antecipar a descida do raio antes de qualquer outro objeto dentro do seu raio de proteção. O tempo de avanço à antecipação determina o raio de proteção do PDI: quanto mais se adiantar o seu traçador ascendente, a maior altura irá capturar o traçador descendente do raio e evitar a queda de raios numa área superior.

O para-raios com dispositivo de antecipação DAT CONTROLER® REMOTE é baseado na inovação e desenvolvimento tecnológico do departamento de I+D+i da Aplicaciones Tecnológicas.

Funcionamento de um para-raios com dispositivo de avanço DAT CONTROLER®

DAT CONTROLER® é um para-raios eletropulsante com dispositivo de antecipação de última geração certificado para uma corrente suportada de 20 impactos de 100kA (10/350μs).

Os PDIs de Aplicaciones Tecnológicas contém no seu interior um gerador eletropulsante, ou seja, que emite impulsos elétricos. Em condições normais, o gerador encontra-se em modo de espera. Quando se iniciam as condições de trovoada ativa-se e permanece em estado de pré-controlo. No momento em que o traçador ascendente se encontra dentro do alcance do dispositivo, forma-se o traçador ascendente, formando o caminho para a descarga. A corrente do raio passa pelo exterior da armadura e através do gap para ser conduzido à terra, sem danificar o circuito interno.

Os para-raios com dispositivo de antecipação DAT CONTROLER® REMOTE, diferem de outros PDI’s porque são dispositivos totalmente autónomos e livres de manutenção. Além disso, graças ao seu desenho caraterizam-se por suportar condições ambientais extremas:

  • Certificado de isolamento em condições de chuva superior a 95%.
  • Submetido com êxito a ensaios de atmosfera salina e atmosfera húmida sulfurosa.
  • Funciona a temperaturas compreendidas entre -25 ºC e 88 ºC.

para-raios eletropulsante com dispositivo de antecipação de última geração

Os tempos de avanço à antecipação (ΔT) dos PDA’s da Aplicaciones Tecnológicas variam nos modelos disponíveis:

  • AT-2515: DAT CONTROLER® REMOTE 15 com um avanço de 15 μs.
  • AT-2530: DAT CONTROLER® REMOTE  30 com um avanço de 30 μs.
  • AT-2545 DAT CONTROLER® REMOTE45 com um avanço de 45 μs.
  • AT-2560 DAT CONTROLER® REMOTE60 com um avanço de 60 μs.

Com os tempos de avanço calcula-se o raio de proteção para cada altura e cada nível de proteção, seguindo os cálculos gráficos ou analíticos descritos nas normas.

DAT CONTROLER® REMOTE, comprova diariamente de forma autónoma o estado da cabeça, ou cabeças quando se trata de um sistema de proteção com vários dispositivos instalados. Os resultados obtidos são enviados para uma aplicação web onde se pode monitorizar a manutenção, assim como gerir alarmes, notificações e relatórios.

aplicação web onde se pode monitorizar a manutenção do para-raio

Quando se recomenda um para-raios com dispositivo de antecipação?

O para-raios com dispositivo de antecipação eletrónico DAT CONTROLER® e DAT CONTROLER® REMOTE pode ser instalado em qualquer tipo de estrutura, proporcionando um ponto de preferência para o impacto do raio, o que permite otimizar a instalação, as medições e a manutenção.

Os para-raios com dispositivo de antecipação permitem proteger as zonas abertas, assim como os objetos sobre a cobertura do edifício e ao redor, já que o tempo de avanço proporciona um maior volume de proteção.

Norma para para-raios com dispositivo de antecipação

Existem normas específicas para a proteção contra o raio mediante para-raios com dispositivo de antecipação. Muitos países têm as suas próprias normas sobre PDI’s que convivem por sua vez com outras normas de proteção contra o raio nacionais e internacionais. De seguida, enumeram-se algumas das normas mais completas de proteção contra o raio que se referem a para-raios com dispositivo de antecipação:

  • UNE 21186:2011: «Protección contra el rayo: Pararrayos con dispositivo de cebado» (Espanha).
  • NF C 17-102:2011: «Protection contre la foudre – Systèmes de protection contre la foudre à dispositif d’amorçage» (França).
  • NP 4426:2013: «Proteção contra descargas atmosféricas – Sistemas com dispositivo de ionização não radioativo» (Portugal).
  • NA 33:2014: «Proteção contra descargas atmosféricas» (Angola).
  • NC 1185:2017: «Protección contra rayos – Seguridad integral frente al rayo» (Cuba).
  • IRAM 2426:2015: «Pararrayos con dispositivo de cebado para la protección de estructuras y de edificios» (Argentina).

É necessário ampliar informação ou levar a cabo um projeto de proteção contra o raio, não hesite em nos contactar. A nossa equipa de especialistas poderá assessora-lo.

 

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR