Proteção contra o raio em parques de atrações: como aplicar uma proteção eficaz

Proteção contra o raio em parques de atrações: como aplicar uma proteção eficaz

Aplicaciones Tecnológicas aumenta a segurança em parques de atrações mediante sistemas de proteção e prevenção que evitam riscos por queda de raios. O parque de atrações Dreamland Margate en Kent (Inglaterra) é um dos últimos recintos protegidos pela empresa, fornecendo tanto os sistemas de proteção contra o raio, como o sistema preventivo ATSTORM ®, um detetor local de tempestades elétrica.

Os parques de atrações são zonas sensíveis à queda de raios

Velocidade, adrenalina, emoção… A visita a um parque de atrações é uma opção de ócio popular para todos os públicos em que, a partir do ponto de vista do visitante, se procura diversão. Em 2017 os principais parques temáticos do mundo receberam um total de 244 milhões de visitantes e a quantidade pode aumentar. A segurança, tanto das pessoas que utilizam os parques de atrações como dos trabalhadores das instalações, dependem de inúmeros fatores, alguns tão aleatórios e imprevisíveis como o possível impacto de um raio.

E os parques de atrações são zonas especialmente sensíveis à queda de raios. Tratam-se de zonas abertas que contêm macroestruturas de grande altura e materiais metálicos. Por estas características e pela grande afluência de público que os visita, necessitam de sistemas de proteção mais específicos.

Aplicaciones Tecnológicas realiza projetos para este tipo de instalações, considerando tanto a proteção externa (para-raios) como interna (proteção perante sobretensões), a correta rede de terras assim como a deteção de trovoadas. Esta última facilita a tomada de decisões relativas à segurança de visitantes e trabalhadores, para uma gestão mais eficiente.

Aplicaciones Tecnológicas proteger o parque de atrações Terra Mítica

O que podemos fazer para proteger contra o raio um parque de atrações? Proteção e prevenção

Como já comentámos, as tempestades elétricas não podem ser evitadas, mas podemos proteger os parques de atrações com diversos sistemas para a segurança dos seus trabalhadores e visitantes.

Os para raios com dispositivo de ionização emitem um traçador ascendente contínuo que proporciona ao raio um caminho seguro até à rede de terra, oferecendo um maior raio de cobertura, o que os torna mais adequados para cobrir grandes localizações com atividades ao ar livre e com grande aglomeração de público e pessoas. Uma captação com pontas Franklin e malhas não é adequada para este tipo de construções.

Outro dos pontos chave na proteção dos parques de atrações é a proteção contra sobretensões. A proteção contra sobretensões numa instalação elétrica é vital para garantir a segurança das pessoas, e evitar danos a curto e longo prazo em equipamentos e materiais. Mais ainda se pensarmos que a maioria das atrações destes recintos podem depender da eletricidade para o seu funcionamento e dos seus sistemas de segurança, que além do mais incluem elementos eletrónicos muito sensíveis.

Para uma proteção integra do parque recomenda-se a instalação de um sistema de deteção antecipada de tempestades elétricas. O sistema de deteção de trovoadas ATSTORM® complementa a proteção externa e interna fornecendo informação em tempo real do risco de queda de raio. Dado o tamanho que pode alcançar um parque de atrações e as possíveis aglomerações que podem acontecer, é necessário não apenas proteger, mas também prevenir com a maior antecipação possível.

O sistema ATSTORM® monitoriza em tempo real o campo eletrostático e o campo eletromagnético. Deste modo, e graças à precisão e exatidão dos dados obtidos, ajuda na tomada de decisões perante o perigo de queda de raio.

Entre as vantagens que oferece, ter de um sistema de deteção de trovoadas é dispor de um sistema de alertas com dezenas de minutos de antecedência. Graças à antecipação, torna-se mais simples a tomada de decisões na hora de prevenir riscos, tanto laborais como de possíveis clientes que se encontrem no parque. ATSTORM® também facilita a decisão na hora de retomar a atividade normal do parque após finalizado o risco de impacto de raio na zona.

Aplicaciones Tecnológicas proteger o parque de atrações Dreamland Margate.

Dreamland Margate é um parque de atrações e entretenimento situado junto ao mar em Margate, Kent (Inglaterra). O parque data de 1880 quando começou como feira, adquiriu entidade como parque temático com a instalação da sua primeira montanha russa de madeira em 1920.

Trata-se de um dos parques mais antigos de Inglaterra e que evoluiu em oferta de atrações ao longo dos anos, conservando um certo ar vintage. Em 2019 os dados de visitas no seu primeiro fim de semana de reabertura (abril) foram de 11000 visitantes superando em 97% as visitas registadas em igual período do ano anterior.

Aplicaciones Tecnológicas forneceu ao parque os mais avançados sistemas de proteção e prevenção, com a instalação de 7 para-raios DAT CONTROLER® PLUS e um sistema de deteção de trovoadas ATSTORM®.

Aplicaciones Tecnológicas proteger o parque de atrações Dreamland Margate

Os para-raios com dispositivo de ionização DAT CONTROLER® PLUS, são eletropulsantes, ou seja, utilizam o campo elétrico atmosférico como fonte de alimentação e emitem impulsos de alta tensão para conseguir formar o traçador ascendente no momento adequado.

DAT CONTROLER® PLUS é submetido aos mais elevados controles de qualidade, indo além dos requisitos estritos da norma, superando ensaios de isolamento sobre condições de chuva e teste de corrente com maior número de impulsos, garantindo o seu funcionamento nas condições mais adversas. É fabricado em aço inoxidável AISI 316L superando também os ensaios de envelhecimento e funcionamento em condições de alta salinidade e acidez.

Na Dreamland foi também instalado um sistema local especialista em alerta prévio de prevenção de riscos derivados das tempestades elétricas, ATSTORM®, que facilita a tomada de decisões que afetam a segurança de trabalhadores e visitantes, em caso de trovoada, já que permite a monitorização em tempo real da zona a proteger, oferecendo, com dezenas de minutos de antecipação, alertas que permitem iniciar as ações preventivas pré estabelecidas no parque para salvaguardar as pessoas ali presentes.

Aplicaciones Tecnológicas possui mais de 30 anos de especialização em sistemas de proteção contra o raio. O Dreamland Margate não é o único parque de atrações protegidos pela empresa. Em Espanha são vários os parques temáticos que contam com as nossas soluções, entre outros: Terra Mítica, Terra Natura, Aquopolis ( San Fernando de Henares e Villanueva de la Cañada), Isla Mágica e Zoo Aquiarium de Madrid.

Se deseja mais informações sobre proteção em zonas abertas, como no caso dos parques de atrações, pode consultar os nossos técnicos especialistas aqui.

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR