Um contador de raios que se implementa em instalações já existentes sem interromper a baixada

Um contador de raios que se implementa em instalações já existentes sem interromper a baixada

Os contadores de raios são ferramentas muito uteis nas instalações de proteção contra o raio, uma vez que permitem determinar facilmente se a instalação sofreu impactos de um raio, ou seja, se requer uma revisão de manutenção adicional às revisões periódicas impostas pelas normas de referência NP 4426, NA33:2014 e UNE 21186.

Os contadores de impacto de raios baseiam o seu princípio de funcionamento na deteção do pulso de corrente que o raio gera pela baixada no seu caminho à rede de terras. Normalmente é necessário fazer passar a baixada do para-raios pelo contador para poder realizar a deteção. Isto habitualmente implica ter que interromper a baixada em algum ponto da instalação existente para colocar a baixada a passar pelo contador.

Para solucionar esta possível situação, Aplicaciones Tecnológicas desenvolveu um novo modelo de contador de impactos, o AT-034G, que conta com a mesma funcionalidade, prestação e características que o seu antecessor, o AT-001G, mas com a grande vantagem de não requerer a interrupção da baixada para a sua instalação graças à sua prancha metálica de fixação que abraça a baixada, facilitando bastante a sua implementação em instalações já existentes.

Outra vantagem é o seu desenho mais ergonómico e, o seu reduzido tamanho (156 x 66 x 61 mm) que permite a utilização em locais estreitos, como caixas, interior de mastros auto suportados, etc. A posição do visor do contador foi alterada para facilitar a leitura dos dígitos a partir de qualquer posição, mesmo que o contador se encontre a alguma altura.

O equipamento é composto por duas partes principais: uma prancha metálica de suporte e a caixa do próprio contador, injetado em policarbonato especialmente tratado para alargar a sua vida útil e melhorar o seu comportamento perante intempéries. A fixação do equipamento realiza-se simplesmente apertando 4 parafusos, para que a baixada seja abraçada por ambos os elementos.

Em resumo,se procura completar a sua atual instalação com um contador de raios e dispõe de pouco espaço ou se se preocupa com o impacto visual deste elemento, o AT-034G é o modelo que melhor se adapta a este fim.

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR